Conselho de Administração

Conselho de Administração

Nome Cargo
Fábio Venturelli Conselheiro

Graduado em Engenharia de Produção pela Politécnica, USP (1988), com MBA pela FIA/FEA (1991) e INSEAD em Fontainebleau, França (2000). Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de gestão corporativa, gerenciamento de negócios globais e gerenciamento comercial na indústria de produtos químicos e plásticos, em empresas nacionais e internacionais. Sua carreira foi construída na Dow Chemical, no período de 1989 a 2007, onde ocupou cargos no Brasil e nos Estados Unidos, entre eles o de Diretor Global de Negócios e Diretor Corporativo de Desenvolvimento Estratégico. Atualmente, é Presidente do Grupo São Martinho (São Martinho S.A, São Martinho Energia S.A, Companhia Bioenergética Santa Cruz 1, São Martinho Logística e Participações S.A., Vale do Piracicaba S.A., Nova Fronteira Bioenergia S.A., Usina Boa Vista S.A. e SMBJ Agroindustrial S.A. ), um dos maiores produtores de açúcar e etanol do país, e da Nova Fronteira Bioenergia S.A, em joint venture da São Martinho com a Petrobras Biocombustível S.A., que tem como principal objetivo ampliar a produção de etanol na região Centro-oeste, através da Usina Boa Vista S.A. e SMBJ Agroindustrial S.A.. Venturelli ainda atua nos Conselhos de Administração da SMA Indústria Química S.A (São Martinho & Amyris), da Vale do Mogi Empreendimentos Imobiliários S.A. (subsidiária integral do Grupo São Martinho), da Nova Fronteira Bioenergia S.A. e do Centro de Tecnologia Canavieira S.A.

Fernando de Castro Reinach Conselheiro Independente

Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP em 1978, é Ph.D pela Cornell University Medical College, de Nova Iorque, EUA, destacando-se por receber o prêmio de melhor tese de 1984; tem ainda pós-doutorado no Dr. A.R. MacLeod, Ludwig Inst. Cancer Res., Medical Research Council Centre, em Cambridge, na Inglaterra em 1986; e Mestrado em Histologia e Embriologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP em 1980. Sua formação acadêmica também se destaca pelas pós-graduações no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela University of New York, Downstate Medical Center, e no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela Cornell University Medical College. Atuou como Livre Docente no Instituto de Química da USP, como Professor Titular no Departamento de Histologia e Embriologia, da USP e no Departamento de Bioquímica, também pela USP. Complementarmente atuou no Biotechnology Research Fellow, pela Rockfeller Foundation, EUA, de 1990 a 1997; e no Research Scholar of the Howard Hughes Medical Institute, de 1997 a 2001. Outros destaques em sua carreira incluem a atuação como Membro da Academia Brasileira de Ciências em 1998, como Secretário de Desenvolvimento Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia em 1999, Presidente da CTNBio – Comissão Técnica de Biossegurança em 1999 e a premiação como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2002. Em sua carreira executiva, foi Diretor Executivo da Votorantim Novos Negócios, no período de 2001 a 2010 e desde 2011 é Sócio e Diretor Executivo do Fundo Pitanga, empresa de venture capital. É membro do Conselho de Administração da TIVIT e da AMYRIS; no CTC – Centro de Tecnologia Canavieira S/A é membro independente do Conselho de Administração desde março de 2015.

Luis Roberto Pogetti Conselheiro

Formado em Administração de Empresas pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Mestre em Administração de Empresas e pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Pogetti construiu reconhecida carreira como executivo na área Financeira, e, atualmente, atua como Presidente dos Conselhos de Administração da COPERSUCAR S.A., da Eco-Energy Global Biofuels, LLC., da Alvean Sugar Intermediação e Agenciamento Ltda., da Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo e do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira S.A.. Destaca-se, também, sua atuação como membro do Conselho Deliberativo da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo – ÚNICA, tendo sido eleito Presidente da ÚNICA em feveireiro de 2015; do Conselho de Administração da Lógum Logística S.A., da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Sincrotron – ABTLus e do Conselho Consultivo Internacional FDC – Fundação Dom Cabral.

Rogério Augusto Bremm Soares Conselheiro

Diretor Agrícola da bp bioenergy. Com mais de 25 anos de experiência no setor sucroenergético, construiu uma carreira sólida em empresas como Bunge e Jalles Machado, liderando áreas de planejamento, pesquisa e operações agrícolas. Na Bunge, teve papel estratégico na transformação da área agrícola, atuando como Diretor Agrícola (desde 2015) e Gerente de Planejamento Agrícola (2013–2015), com forte contribuição para o aprimoramento dos processos operacionais e de gestão.

Mario Luiz Lorencatto Conselheiro

O Sr. Lorencatto assumiu a Presidência da Usina Coruripe em fev/18. Anteriormente, atuou como Presidente para a América do Sul da Lonza Group AG e exerceu cargos executivos em empresas do agronegócio – El Tejar Ltd Argentina e Zilor – e, no exterior, na Philip Morris/Kraft Foods e Caterpillar. É graduado em Economia pela FEA/USP e concluiu MBA na Vanderbilt University – School of Management/ USA.

Pedro Isamu Mizutani Presidente

Com mais de 25 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira e de processos produtivos do setor sucroenergético, iniciou sua carreira na Cosan, um dos maiores grupos privados do Brasil, em 1983, como supervisor de planejamento. Em 2009 assumiu a posição de Presidente de Açúcar, Álcool e Energia da Cosan e Vice-presidente do Conselho de Administração da Cosan. Atualmente o Sr. Pedro Mizutani é Vice-Presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen Energia S.A., formada pela joint venture entre Shell e Cosan em 2011.

Pedro Wongtschowski Conselheiro Independente

Graduado em Engenharia Química, é Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desenvolveu sua carreira profissional nas empresas ULTRAPAR Participações S/A, atuando como Presidente de 2007 a 2012; na Oxiteno S/A, na posição de Diretor Superintendente, de 1992 a 2006; e anteriormente na PROMON Engenharia. É Pesquisador Associado do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP, desde 2012. É, ainda, Presidente do Conselho de Administração da EMBRAPII e do Conselho Superior da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras. Participa, também, como Presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial – IEDI, como Presidente do Conselho de Administração das empresas ULTRAPAR Participações S.A., membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A. e EMBRAER S.A., membro independente do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira S/A.

Pierre Louis Joseph Santoul Conselheiro

Ao longo de mais de 25 anos de carreira executiva, assumiu relevantes cargos diretivos junto as áreas de Vendas, Marketing, Varejo, Operações e Desenvolvimento Estratégico, em empresas como Goodyear, McKinsey & Company, Electrolux e Technicolor.
Formado pela HEC School of Management” em Paris.
Atualmente é diretor-presidente da Tereos Açúcar e Energia Brasil desde o início de 2015, uma das empresas líderes do setor sucroenergético brasileiro, 3º maior produtor mundial de açúcar, além de ampla presença na indústria de alimentos, com o fornecimento de açúcares, a Tereos produz em larga escala o etanol e a energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar.

Ana Paula França Vieira Zettel Conselheira

Executiva com 20 anos de experiência na indústria de petróleo e gás do Brasil, especializada em gestão financeira, tributária e conformidade regulatória.
Liderou a área de parcerias e processos de exploração e produção, integrando todos os processos de E&P. Foi assessora do CEO da Petrobras, contribuindo significativamente para a construção do arcabouço regulatório de setor de óleo e gás. Liderou negociações de alto nível com interlocutores privados e públicos.
Também liderou a agenda de diversidade na Petrobras onde implementou programa pioneiro de mentoria para mulheres e estabeleceu iniciativas para promover inclusão e pertencimento para mulheres em ambientes operacionais.