Administração
Conselho de Administração
Formado em Administração de Empresas pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Mestre em Administração de Empresas e pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Pogetti construiu reconhecida carreira como executivo na área Financeira, e, atualmente, atua como Presidente dos Conselhos de Administração da COPERSUCAR S.A., da Eco-Energy Global Biofuels, LLC., da Alvean Sugar Intermediação e Agenciamento Ltda., da Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo e do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira S.A.. Destaca-se, também, sua atuação como membro do Conselho Deliberativo da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo – ÚNICA, tendo sido eleito Presidente da ÚNICA em feveireiro de 2015; do Conselho de Administração da Lógum Logística S.A., da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Sincrotron – ABTLus e do Conselho Consultivo Internacional FDC – Fundação Dom Cabral.
Com mais de 25 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira e de processos produtivos do setor sucroenergético, iniciou sua carreira na Cosan, um dos maiores grupos privados do Brasil, em 1983, como supervisor de planejamento. Em 2009 assumiu a posição de Presidente de Açúcar, Álcool e Energia da Cosan e Vice-presidente do Conselho de Administração da Cosan. Atualmente o Sr. Pedro Mizutani é Vice-Presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen Energia S.A., formada pela joint venture entre Shell e Cosan em 2011.
Diretor Agrícola da bp bioenergy. Com mais de 25 anos de experiência no setor sucroenergético, construiu uma carreira sólida em empresas como Bunge e Jalles Machado, liderando áreas de planejamento, pesquisa e operações agrícolas. Na Bunge, teve papel estratégico na transformação da área agrícola, atuando como Diretor Agrícola (desde 2015) e Gerente de Planejamento Agrícola (2013–2015), com forte contribuição para o aprimoramento dos processos operacionais e de gestão.
Executiva com 20 anos de experiência na indústria de petróleo e gás do Brasil, especializada em gestão financeira, tributária e conformidade regulatória. Liderou a área de parcerias e processos de exploração e produção, integrando todos os processos de E&P. Foi assessora do CEO da Petrobras, contribuindo significativamente para a construção do arcabouço regulatório de setor de óleo e
gás. Liderou negociações de alto nível com interlocutores privados e públicos.
Também liderou a agenda de diversidade na Petrobras onde implementou programa pioneiro de mentoria para mulheres e estabeleceu iniciativas para promover inclusão e pertencimento para mulheres em ambientes operacionais.
Graduado em Engenharia de Produção pela Politécnica, USP (1988), com MBA pela FIA/FEA (1991) e INSEAD em Fontainebleau, França (2000). Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de gestão corporativa, gerenciamento de negócios globais e gerenciamento comercial na indústria de produtos químicos e plásticos, em empresas nacionais e internacionais. Sua carreira foi construída na Dow Chemical, no período de 1989 a 2007, onde ocupou cargos no Brasil e nos Estados Unidos, entre eles o de Diretor Global de Negócios e Diretor Corporativo de Desenvolvimento Estratégico. Atualmente, é Presidente do Grupo São Martinho (São Martinho S.A, São Martinho Energia S.A, Companhia Bioenergética Santa Cruz 1, São Martinho Logística e Participações S.A., Vale do Piracicaba S.A., Nova Fronteira Bioenergia S.A., Usina Boa Vista S.A. e SMBJ Agroindustrial S.A. ), um dos maiores produtores de açúcar e etanol do país, e da Nova Fronteira Bioenergia S.A, em joint venture da São Martinho com a Petrobras Biocombustível S.A., que tem como principal objetivo ampliar a produção de etanol na região Centro-oeste, através da Usina Boa Vista S.A. e SMBJ Agroindustrial S.A.. Venturelli ainda atua nos Conselhos de Administração da SMA Indústria Química S.A (São Martinho & Amyris), da Vale do Mogi Empreendimentos Imobiliários S.A. (subsidiária integral do Grupo São Martinho), da Nova Fronteira Bioenergia S.A. e do Centro de Tecnologia Canavieira S.A.
Ao longo de mais de 25 anos de carreira executiva, assumiu relevantes cargos diretivos junto as áreas de Vendas, Marketing, Varejo, Operações e Desenvolvimento Estratégico, em empresas como Goodyear, McKinsey & Company, Electrolux e Technicolor.
Formado pela HEC School of Management” em Paris.
Atualmente é diretor-presidente da Tereos Açúcar e Energia Brasil desde o início de 2015, uma das empresas líderes do setor sucroenergético brasileiro, 3º maior produtor mundial de açúcar, além de ampla presença na indústria de alimentos, com o fornecimento de açúcares, a Tereos produz em larga escala o etanol e a energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar.
O Sr. Lorencatto assumiu a Presidência da Usina Coruripe em fev/18. Anteriormente, atuou como Presidente para a América do Sul da Lonza Group AG e exerceu cargos executivos em empresas do agronegócio – El Tejar Ltd Argentina e Zilor – e, no exterior, na Philip Morris/Kraft Foods e Caterpillar. É graduado em Economia pela FEA/USP e concluiu MBA na Vanderbilt University – School of Management/ USA.
Pedro Wongtschowski é graduado em Engenharia Química e é Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Desenvolveu a sua carreira profissional nas empresas da Ultrapar Participações: foi Presidente da Oxiteno entre 1992 e 2006, Presidente da Ultrapar entre 2007 e 2012 e Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar até 2023. Foi membro dos Conselhos de Administração da Nitroquimica, da Arteris, da Votorantim SA e da Embraer. Foi Presidente do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial entre 2015 e 2019. Atualmente é Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP e coordena a Mobilização Empresarial pela Inovação da CNI. Participa do Conselho de Administração do IMPA e da EMBRAPII, do Conselho Diretor do FNDCT e do Conselho Superior da FAPESP. É conselheiro ou consultor de diversas empresas privadas
Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP em 1978, é Ph.D pela Cornell University Medical College, de Nova Iorque, EUA, destacando-se por receber o prêmio de melhor tese de 1984; tem ainda pós-doutorado no Dr. A.R. MacLeod, Ludwig Inst. Cancer Res., Medical Research Council Centre, em Cambridge, na Inglaterra em 1986; e Mestrado em Histologia e Embriologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP em 1980. Sua formação acadêmica também se destaca pelas pós-graduações no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela University of New York, Downstate Medical Center, e no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela Cornell University Medical College. Atuou como Livre Docente no Instituto de Química da USP, como Professor Titular no Departamento de Histologia e Embriologia, da USP e no Departamento de Bioquímica, também pela USP. Complementarmente atuou no Biotechnology Research Fellow, pela Rockfeller Foundation, EUA, de 1990 a 1997; e no Research Scholar of the Howard Hughes Medical Institute, de 1997 a 2001. Outros destaques em sua carreira incluem a atuação como Membro da Academia Brasileira de Ciências em 1998, como Secretário de Desenvolvimento Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia em 1999, Presidente da CTNBio – Comissão Técnica de Biossegurança em 1999 e a premiação como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2002. Em sua carreira executiva, foi Diretor Executivo da Votorantim Novos Negócios, no período de 2001 a 2010 e desde 2011 é Sócio e Diretor Executivo do Fundo Pitanga, empresa de venture capital. É membro do Conselho de Administração da TIVIT e da AMYRIS; no CTC – Centro de Tecnologia Canavieira S/A é membro independente do Conselho de Administração desde março de 2015.
Diretoria Executiva
César Barros é um líder empreendedor que construiu uma carreira de sucesso no agronegócio ao longo de 20 anos. Seus pontos fortes residem em impulsionar o crescimento sustentável com foco no cliente, superando a complexidade, capturando oportunidades, construindo competitividade e desenvolvendo e implementando estratégias vencedoras. Em sua última posição, atuou como Vice-presidente de Operações Comerciais LATAM na Nutrien Soluções Agrícolas, tendo também ocupado posições executivas em grandes empresas como Bayer, Monsanto e Agrichem. É graduado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) e tem MBA pela University of Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Mais de 20 anos de experiência em funções de liderança. Especialidades: Agronegócios, biotecnologia, empresas de alto crescimento, excelência operacional e de fabricação, liderança transformacional, start-ups, inovação, gestão de turnaround e gestão baseada em valor.
Graduado em Engenharia Química pela Universidade de Campinas – Unicamp (1990) concluiu o curso de Especialização em Engenharia da Qualidade Industrial em 1992, também pela Unicamp, e MBA Empresarial em 2010 pela Fundação Dom Cabral. Com carreira de sucesso, ocupou cargos de sucessiva relevância no Grupo Rhodia, onde iniciou como Engenheiro Assistente de Produção na Rhodiaco Chemical Ind,; posteriormente foi Assessor de Qualidade Assegurada na Rhodia Brasil, Engenheiro de Processo na Rhodia Ásia Pacífico, Engenheiro de Produção na Rhodia Silices, Coordenador de Processos na Rhodia Brasil, Coordenador Industrial na Rhodia Silices, de 2000 a 2001, Asset Manager na Rhodia Silica Systems América Latina, Gerente Comercial Sênior de Exportação na Rhodia, Diretor de Mercado na Rhodia Operations, Diretor de Negócios da Rhodia/Solvay e Vice-Presidente Sênior da Rhodia/Solvay. Desde dezembro de 2014 é Diretor de Negócios de Etanol Celulósico do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira S/A.
Antes de ingressar no CTC, Paulo ocupava a posição de CFO na Kepler Weber SA desde 2020, além de ter passagens importantes em posições de liderança na WEG, Grupo Cosan e Fibria. Ao longo de sua carreira, demonstrou habilidades em liderar equipes financeiras, gerenciar investimentos estratégicos e garantir a sustentabilidade e elevados padrões de Governança das organizações. É graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e possui MBA em Finanças Corporativas pela FIA – Fundação Instituto de Administração e em Gestão de Negócios pela BSP – Business School São Paulo.
Comitê de Auditoria
Pedro Wongtschowski é graduado em Engenharia Química e é Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Desenvolveu a sua carreira profissional nas empresas da Ultrapar Participações: foi Presidente da Oxiteno entre 1992 e 2006, Presidente da Ultrapar entre 2007 e 2012 e Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar até 2023. Foi membro dos Conselhos de Administração da Nitroquimica, da Arteris, da Votorantim SA e da Embraer. Foi Presidente do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial entre 2015 e 2019. Atualmente é Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP e coordena a Mobilização Empresarial pela Inovação da CNI. Participa do Conselho de Administração do IMPA e da EMBRAPII, do Conselho Diretor do FNDCT e do Conselho Superior da FAPESP. É conselheiro ou consultor de diversas empresas privadas
Executivo sénior com mais de 20 anos de experiência em Governação, Gestão de Risco, Controlos Internos, Auditoria Interna e Compliance. Especializado em transformação de riscos, criação de centros de governação, monitorização da eficácia dos controlos através de análise de dados e investigação de fraudes. Como executivo liderou vários conglomerados para vários conglomerados para implantar centros de governança em empresas europeias na América Latina. Trabalhou na Deloitte por 10 anos, apoiando empresas a alavancar o nível de maturidade do ambiente de controlo como consultor de risco. O Sr. Marcelo não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor.
Comitê de Recursos Humanos
O Sr. Lorencatto assumiu a Presidência da Usina Coruripe em fev/18. Anteriormente, atuou como Presidente para a América do Sul da Lonza Group AG e exerceu cargos executivos em empresas do agronegócio – El Tejar Ltd Argentina e Zilor – e, no exterior, na Philip Morris/Kraft Foods e Caterpillar. É graduado em Economia pela FEA/USP e concluiu MBA na Vanderbilt University – School of Management/ USA.
Formado em Direito pela PUC – SP, é Diretor de recursos humanos na BP Bunge Bioenergia, com mais de 25 anos de experiência em RH.
Com mais de 25 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira e de processos produtivos do setor sucroenergético, iniciou sua carreira na Cosan, um dos maiores grupos privados do Brasil, em 1983, como supervisor de planejamento. Em 2009 assumiu a posição de Presidente de Açúcar, Álcool e Energia da Cosan e Vice-presidente do Conselho de Administração da Cosan. Atualmente o Sr. Pedro Mizutani é Vice-Presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen Energia S.A., formada pela joint venture entre Shell e Cosan em 2011.
Comitê Científico
Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP em 1978, é Ph.D pela Cornell University Medical College, de Nova Iorque, EUA, destacando-se por receber o prêmio de melhor tese de 1984; tem ainda pós-doutorado no Dr. A.R. MacLeod, Ludwig Inst. Cancer Res., Medical Research Council Centre, em Cambridge, na Inglaterra em 1986; e Mestrado em Histologia e Embriologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP em 1980. Sua formação acadêmica também se destaca pelas pós-graduações no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela University of New York, Downstate Medical Center, e no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela Cornell University Medical College. Atuou como Livre Docente no Instituto de Química da USP, como Professor Titular no Departamento de Histologia e Embriologia, da USP e no Departamento de Bioquímica, também pela USP. Complementarmente atuou no Biotechnology Research Fellow, pela Rockfeller Foundation, EUA, de 1990 a 1997; e no Research Scholar of the Howard Hughes Medical Institute, de 1997 a 2001. Outros destaques em sua carreira incluem a atuação como Membro da Academia Brasileira de Ciências em 1998, como Secretário de Desenvolvimento Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia em 1999, Presidente da CTNBio – Comissão Técnica de Biossegurança em 1999 e a premiação como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2002. Em sua carreira executiva, foi Diretor Executivo da Votorantim Novos Negócios, no período de 2001 a 2010 e desde 2011 é Sócio e Diretor Executivo do Fundo Pitanga, empresa de venture capital. É membro do Conselho de Administração da TIVIT e da AMYRIS; no CTC – Centro de Tecnologia Canavieira S/A é membro independente do Conselho de Administração desde março de 2015.
Tem um histórico distinto de realizações na área da biotecnologia. Depois de receber um Ph.D. em bioquímica do Indian Institute of Science, ele recebeu treinamento de pós-doutorado em química e biologia e também serviu como Robert A. Welch Fellow na Universidade do Texas em Austin. Ele então se juntou a Monsanto Company como um bioquímico Senior Research responsável pelo desenvolvimento de processos para a síntese de Aspartame. Em seguida, ele assumiu a liderança para desenvolver a tecnologia Roundup Ready e tecnologias agrícolas, e biotecnologia para a Monsanto Company. Dr. Kishore foi nomeado Science Distinguished Fellow, a mais alta honraria concedida a cientistas que fizeram contribuições relevantes para a empresa, mas também no campo científico em geral e, Assistant Chief Scientist da empresa. Ele ganhou o Prêmio Queeny, um prêmio dado pela Monsanto Company em reconhecimento de suas contribuições para o desenvolvimento da tecnologia Roundup Ready. Além de suas contribuições pessoais, como o líder de Ciências Plant Research em Monsanto, sua equipe desenvolveu e comercializou a maioria dos produtos agribiotech que estão no mercado hoje. Ele desempenhou um papel fundamental na transformação da empresa de produtos químicos em uma empresa de ciências da vida e liderou o ataque em uma série de investimentos nas tecnologias genômicas dentro da empresa. Aposentou-se da Monsanto depois de servir como presidente de sua divisão de nutrição e produtos de consumo. Ele deixou DuPont em 2007 para se juntar a Burrill & Company. Dr. Kishore é atualmente CEO da MLSCF e é membro do conselho da Gevo
Atual chefe de biociência da BP, foi vice-presidente Pesquisa e Desenvolvimento e de Biociências Aplicadas da DuPont, bem como membro fundador da Society of Biological Engineering, do Global Agenda Council for Emerging Technologies do Fórum Econômico Mundial e do World Council on Industrial Biotechnology. Participa dos Conselhos de Administração do Management Board of BioEnergy Science Center, Oak Ridge, e no Scientific Advisory Board of the Great Lakes Bioenergy Research Center – consórcios de pesquisa em biocombustíveis apoiados pelo US Department of Energy
Foi professor titular e diretor do Laboratório de Genética da Faculdade de Ciências da Universidade de Ghent (Bélgica) e diretor científico do Departamento de Genética do Instituto Interuniversitário Flandres de Biotecnologia (VIB). Ele é presidente da Federação Europeia de Biotecnologia (EFB) e da Iniciativa de Pesquisa e Regulação Pública (PRRI).
Patrick S. Schnable tem experiência nas áreas de genética, biologia molecular, genômica e bioinformática e também colabora com pesquisadores em diversos campos, incluindo a engenharia agrícola e computacional, melhoramento de plantas e estatística. Schnable é membro eleito da Associação Americana para o Avanço da Ciência, atua como editor associado da PLoS Genetics, é presidente American Society of Plant Biology’s Science Policy Committee, e ex presidente do Maize Genetics Executive Committee. Recebeu seu bacharel na Cornell University e foi premiado com um PhD em Melhoramento de Plantas e Genética na Iowa State University em seguida realizou uma pesquisa de pós-doutorado no Instituto Max Planck de Melhoramento de Plantas em Köln, Alemanha. Atualmente Patrick S. Schnable é professor na ChangJiang Scholar na China Agricultura Universidade de Pequim e na Iowa State University, onde é diretor do Instituto de Ciências de Plantas da ISU e do Centro de ISU de genômica vegetal.
Ocupou o cargo de Diretor de Produção Agroindustrial na Usina Delta S.A. até maio de 2002; e o cargo de Diretor Superintendente Industrial do Grupo São Martinho por 10 anos, de maio de outubro de 2002 até maio de 2012. Desde maio de 2012 é Diretor na Ericson Marino Consultoria.
Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo do Campus de Ribeirão Preto – FEA/USP
Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo do Campus de Piracicaba – ESALQ/USP.
Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG), Rio de Janeiro/RJ.
Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Instituto de Economia, Rio de Janeiro/RJ.
Analista do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com experiência em análise e acompanhamento de projetos de investimento.
Foi Diretor Presidente do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, de 2011 até 2023, ano de sua aposentadoria. Exerceu, anteriormente, as presidências da Monsanto do Brasil, Monsanto Canada, Sociedade Israelita Albert Einstein e Avanti Gestão de Recursos Financeiros, além de diversas posições de crescente responsabilidade em companhias como Phillipp Morris e Michelin, na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Brasil.
Comitê de Partes Relacionadas
Pedro Wongtschowski é graduado em Engenharia Química e é Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Desenvolveu a sua carreira profissional nas empresas da Ultrapar Participações: foi Presidente da Oxiteno entre 1992 e 2006, Presidente da Ultrapar entre 2007 e 2012 e Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar até 2023. Foi membro dos Conselhos de Administração da Nitroquimica, da Arteris, da Votorantim SA e da Embraer. Foi Presidente do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial entre 2015 e 2019. Atualmente é Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP e coordena a Mobilização Empresarial pela Inovação da CNI. Participa do Conselho de Administração do IMPA e da EMBRAPII, do Conselho Diretor do FNDCT e do Conselho Superior da FAPESP. É conselheiro ou consultor de diversas empresas privadas
Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP em 1978, é Ph.D pela Cornell University Medical College, de Nova Iorque, EUA, destacando-se por receber o prêmio de melhor tese de 1984; tem ainda pós-doutorado no Dr. A.R. MacLeod, Ludwig Inst. Cancer Res., Medical Research Council Centre, em Cambridge, na Inglaterra em 1986; e Mestrado em Histologia e Embriologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP em 1980. Sua formação acadêmica também se destaca pelas pós-graduações no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela University of New York, Downstate Medical Center, e no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela Cornell University Medical College. Atuou como Livre Docente no Instituto de Química da USP, como Professor Titular no Departamento de Histologia e Embriologia, da USP e no Departamento de Bioquímica, também pela USP. Complementarmente atuou no Biotechnology Research Fellow, pela Rockfeller Foundation, EUA, de 1990 a 1997; e no Research Scholar of the Howard Hughes Medical Institute, de 1997 a 2001. Outros destaques em sua carreira incluem a atuação como Membro da Academia Brasileira de Ciências em 1998, como Secretário de Desenvolvimento Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia em 1999, Presidente da CTNBio – Comissão Técnica de Biossegurança em 1999 e a premiação como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2002. Em sua carreira executiva, foi Diretor Executivo da Votorantim Novos Negócios, no período de 2001 a 2010 e desde 2011 é Sócio e Diretor Executivo do Fundo Pitanga, empresa de venture capital. É membro do Conselho de Administração da TIVIT e da AMYRIS; no CTC – Centro de Tecnologia Canavieira S/A é membro independente do Conselho de Administração desde março de 2015.
Comitê IPO
Com mais de 25 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira e de processos produtivos do setor sucroenergético, iniciou sua carreira na Cosan, um dos maiores grupos privados do Brasil, em 1983, como supervisor de planejamento. Em 2009 assumiu a posição de Presidente de Açúcar, Álcool e Energia da Cosan e Vice-presidente do Conselho de Administração da Cosan. Atualmente o Sr. Pedro Mizutani é Vice-Presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen Energia S.A., formada pela joint venture entre Shell e Cosan em 2011.
Graduado em Engenharia de Produção pela Politécnica, USP (1988), com MBA pela FIA/FEA (1991) e INSEAD em Fontainebleau, França (2000). Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de gestão corporativa, gerenciamento de negócios globais e gerenciamento comercial na indústria de produtos químicos e plásticos, em empresas nacionais e internacionais. Sua carreira foi construída na Dow Chemical, no período de 1989 a 2007, onde ocupou cargos no Brasil e nos Estados Unidos, entre eles o de Diretor Global de Negócios e Diretor Corporativo de Desenvolvimento Estratégico. Atualmente, é Presidente do Grupo São Martinho (São Martinho S.A, São Martinho Energia S.A, Companhia Bioenergética Santa Cruz 1, São Martinho Logística e Participações S.A., Vale do Piracicaba S.A., Nova Fronteira Bioenergia S.A., Usina Boa Vista S.A. e SMBJ Agroindustrial S.A. ), um dos maiores produtores de açúcar e etanol do país, e da Nova Fronteira Bioenergia S.A, em joint venture da São Martinho com a Petrobras Biocombustível S.A., que tem como principal objetivo ampliar a produção de etanol na região Centro-oeste, através da Usina Boa Vista S.A. e SMBJ Agroindustrial S.A.. Venturelli ainda atua nos Conselhos de Administração da SMA Indústria Química S.A (São Martinho & Amyris), da Vale do Mogi Empreendimentos Imobiliários S.A. (subsidiária integral do Grupo São Martinho), da Nova Fronteira Bioenergia S.A. e do Centro de Tecnologia Canavieira S.A.
Formado em Administração de Empresas pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Mestre em Administração de Empresas e pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Pogetti construiu reconhecida carreira como executivo na área Financeira, e, atualmente, atua como Presidente dos Conselhos de Administração da COPERSUCAR S.A., da Eco-Energy Global Biofuels, LLC., da Alvean Sugar Intermediação e Agenciamento Ltda., da Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo e do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira S.A.. Destaca-se, também, sua atuação como membro do Conselho Deliberativo da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo – ÚNICA, tendo sido eleito Presidente da ÚNICA em feveireiro de 2015; do Conselho de Administração da Lógum Logística S.A., da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Sincrotron – ABTLus e do Conselho Consultivo Internacional FDC – Fundação Dom Cabral.