Gestão

Conselho de Administração

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Prazo do Mandato
Fábio Lopes Júnior Conselheiro 12/11/2019 até a AGO de 2021
Fábio Venturelli Vice-presidente do Conselho de Administração 25/07/2019 até a AGO de 2021
Fernando de Castro Reinach Conselheiro Independente 25/07/2019 até a AGO de 2021
Luis Roberto Pogetti Conselheiro 25/07/2019 até a AGO de 2021
Mario Lidenhayn Conselheiro 13/02/2020 até a AGO de 2021
Mario Luiz Lorencatto Conselheiro 25/07/2019 até a AGO de 2021
Pedro Isamu Mizutani Presidente do Conselho de Administração 25/07/2019 até a AGO de 2021
Pedro Wongtschowski Conselheiro Independente 25/07/2019 até a AGO de 2021
Pierre Louis Joseph Santoul Conselheiro 25/07/2019 até a AGO de 2021

Fábio Lopes Júnior - Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Atua como executivo há mais de 25 anos, acumulando mais de 18 anos de experiência pelo Grupo Ouro Fino, como CFO e Diretor de Relações com Investidores. Liderou projetos de finanças e estratégia, coordenou o processo de abertura de capital da companhia, atuando também em projetos de fusões e aquisições, no desenvolvimento de novos negócios e implementação de estratégias financeiras e de governança corporativa.

Fábio Venturelli - Graduado em Engenharia de Produção pela Politécnica, USP (1988), com MBA pela FIA/FEA (1991) e INSEAD em Fontainebleau, França (2000). Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de gestão corporativa, gerenciamento de negócios globais e gerenciamento comercial na indústria de produtos químicos e plásticos, em empresas nacionais e internacionais. Sua carreira foi construída na Dow Chemical, no período de 1989 a 2007, onde ocupou cargos no Brasil e nos Estados Unidos, entre eles o de Diretor Global de Negócios e Diretor Corporativo de Desenvolvimento Estratégico. Atualmente, é Presidente do Grupo São Martinho (São Martinho S.A, São Martinho Energia S.A, Companhia Bioenergética Santa Cruz 1, São Martinho Logística e Participações S.A., Vale do Piracicaba S.A., Nova Fronteira Bioenergia S.A., Usina Boa Vista S.A. e SMBJ Agroindustrial S.A. ), um dos maiores produtores de açúcar e etanol do país, e da Nova Fronteira Bioenergia S.A, em joint venture da São Martinho com a Petrobras Biocombustível S.A., que tem como principal objetivo ampliar a produção de etanol na região Centro-oeste, através da Usina Boa Vista S.A. e SMBJ Agroindustrial S.A.. Venturelli ainda atua nos Conselhos de Administração da SMA Indústria Química S.A (São Martinho & Amyris), da Vale do Mogi Empreendimentos Imobiliários S.A. (subsidiária integral do Grupo São Martinho), da Nova Fronteira Bioenergia S.A. e do Centro de Tecnologia Canavieira S.A.

Fernando de Castro Reinach - Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP em 1978, é Ph.D pela Cornell University Medical College, de Nova Iorque, EUA, destacando-se por receber o prêmio de melhor tese de 1984; tem ainda pós-doutorado no Dr. A.R. MacLeod, Ludwig Inst. Cancer Res., Medical Research Council Centre, em Cambridge, na Inglaterra em 1986; e Mestrado em Histologia e Embriologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP em 1980. Sua formação acadêmica também se destaca pelas pós-graduações no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela University of New York, Downstate Medical Center, e no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela Cornell University Medical College. Atuou como Livre Docente no Instituto de Química da USP, como Professor Titular no Departamento de Histologia e Embriologia, da USP e no Departamento de Bioquímica, também pela USP. Complementarmente atuou no Biotechnology Research Fellow, pela Rockfeller Foundation, EUA, de 1990 a 1997; e no Research Scholar of the Howard Hughes Medical Institute, de 1997 a 2001. Outros destaques em sua carreira incluem a atuação como Membro da Academia Brasileira de Ciências em 1998, como Secretário de Desenvolvimento Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia em 1999, Presidente da CTNBio - Comissão Técnica de Biossegurança em 1999 e a premiação como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2002. Em sua carreira executiva, foi Diretor Executivo da Votorantim Novos Negócios, no período de 2001 a 2010 e desde 2011 é Sócio e Diretor Executivo do Fundo Pitanga, empresa de venture capital. É membro do Conselho de Administração da TIVIT e da AMYRIS; no CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A é membro independente do Conselho de Administração desde março de 2015.

Luis Roberto Pogetti - Formado em Administração de Empresas pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Mestre em Administração de Empresas e pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Pogetti construiu reconhecida carreira como executivo na área Financeira, e, atualmente, atua como Presidente dos Conselhos de Administração da COPERSUCAR S.A., da Eco-Energy Global Biofuels, LLC., da Alvean Sugar Intermediação e Agenciamento Ltda., da Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo e do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S.A.. Destaca-se, também, sua atuação como membro do Conselho Deliberativo da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo - ÚNICA, tendo sido eleito Presidente da ÚNICA em feveireiro de 2015; do Conselho de Administração da Lógum Logística S.A., da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Sincrotron - ABTLus e do Conselho Consultivo Internacional FDC - Fundação Dom Cabral.

Mario Lidenhayn - ingressou na BP em 2009, como CEO do negócio de Biocombustíveis. Nesta posição, consolidou a presença da BP como produtora de etanol de cana-de-açúcar. Em 2014, assumiu a responsabilidade mundial por Biocombustíveis na BP. Desde 2017, atua também como Head of Country para o Brasil. Possui 30 anos de experiência nos setores petroquímico e de energia, tendo ocupado posições no Reino Unido e Alemanha para outras multinacionais. Em julho de 2019, foi nomeado Presidente Executivo da joint-venture BP Bunge Bioenergia. 

Mario Luiz Lorencatto - O Sr. Lorencatto assumiu a Presidência da Usina Coruripe em fev/18. Anteriormente, atuou como Presidente para a América do Sul da Lonza Group AG e exerceu cargos executivos em empresas do agronegócio - El Tejar Ltd Argentina e Zilor - e, no exterior, na Philip Morris/Kraft Foods e Caterpillar. É graduado em Economia pela FEA/USP e concluiu MBA na Vanderbilt University - School of Management/ USA.

Pedro Isamu Mizutani - Com mais de 25 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira e de processos produtivos do setor sucroenergético, iniciou sua carreira na Cosan, um dos maiores grupos privados do Brasil, em 1983, como supervisor de planejamento. Em 2009 assumiu a posição de Presidente de Açúcar, Álcool e Energia da Cosan e Vice-presidente do Conselho de Administração da Cosan. Atualmente o Sr. Pedro Mizutani é Vice-Presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen Energia S.A., formada pela joint venture entre Shell e Cosan em 2011.

Pedro Wongtschowski - Graduado em Engenharia Química, é Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desenvolveu sua carreira profissional nas empresas ULTRAPAR Participações S/A, atuando como Presidente de 2007 a 2012; na Oxiteno S/A, na posição de Diretor Superintendente, de 1992 a 2006; e anteriormente na PROMON Engenharia. É Pesquisador Associado do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP, desde 2012. É, ainda, Presidente do Conselho de Administração da EMBRAPII e do Conselho Superior da ANPEI - Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras. Participa, também, como Presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial - IEDI, como Presidente do Conselho de Administração das empresas ULTRAPAR Participações S.A., membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A. e EMBRAER S.A., membro independente do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A.

Pierre Louis Joseph Santoul - "Ao longo de mais de 25 anos de carreira executiva, assumiu relevantes cargos diretivos junto as áreas de Vendas, Marketing, Varejo, Operações e Desenvolvimento Estratégico, em empresas como Goodyear, McKinsey & Company, Electrolux e Technicolor.
Formado pela HEC School of Management” em Paris.
Atualmente é diretor-presidente da Tereos Açúcar e Energia Brasil desde o início de 2015, uma das empresas líderes do setor sucroenergético brasileiro, 3º maior produtor mundial de açúcar, além de ampla presença na indústria de alimentos, com o fornecimento de açúcares, a Tereos produz em larga escala o etanol e a energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar. "

Diretoria Executiva

Membros da Diretoria Executiva Cargo Data de Eleição Prazo do Mandato
José Gustavo Teixeira Leite Diretor Presidente 25/07/2019 2 anos
Viler Corrêa Janeiro Diretor 25/07/2019 2 anos
Rinaldo Pecchio Junior Diretor de Relações com Investidores 25/07/2019 2 anos

José Gustavo Teixeira Leite - Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 1984, concluiu o Advanced Management Program, pela Kellogg School of Business da Northwestern University. É Presidente do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira, desde 2011. Exerceu, anteriormente, as presidências da Monsanto do Brasil, Monsanto Canada, Sociedade Israelita Albert Einstein e Avanti Gestão de Recursos Financeiros, além de diversas posições de crescente responsabilidade em companhias como Philip Morris e Michelin, na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Brasil. Atuou como membro do Conselho de Administração da GPC Química, Limagrain Canada Seeds, Canada Crop Protection Institute, Sociedade Israelita Albert Einstein, MDM Brasil, Fosbrasil e Avanti Gestão de Recursos Financeiros.

Viler Corrêa Janeiro - Graduado em Engenharia Química pela Universidade de Campinas - Unicamp (1990) concluiu o curso de Especialização em Engenharia da Qualidade Industrial em 1992, também pela Unicamp, e MBA Empresarial em 2010 pela Fundação Dom Cabral. Com carreira de sucesso, ocupou cargos de sucessiva relevância no Grupo Rhodia, onde iniciou como Engenheiro Assistente de Produção na Rhodiaco Chemical Ind,; posteriormente foi Assessor de Qualidade Assegurada na Rhodia Brasil, Engenheiro de Processo na Rhodia Ásia Pacífico, Engenheiro de Produção na Rhodia Silices, Coordenador de Processos na Rhodia Brasil, Coordenador Industrial na Rhodia Silices, de 2000 a 2001, Asset Manager na Rhodia Silica Systems América Latina, Gerente Comercial Sênior de Exportação na Rhodia, Diretor de Mercado na Rhodia Operations, Diretor de Negócios da Rhodia/Solvay e Vice-Presidente Sênior da Rhodia/Solvay. Desde dezembro de 2014 é Diretor de Negócios de Etanol Celulósico do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A.

Rinaldo Pecchio Junior - Economista formado pela Unicamp, contador pela PUC – Campinas, com MBA em Finanças pelo IBMEC, atualização e desenvolvimento gerencial nos Estados Unidos com professores da Harvard Business School, Tuck School of Business, e atualização e desenvolvimento na Suíça com professores do IMD – International Institute for Management Development. Sua atuação profissional teve início na Arthur Andersen, passando em seguida por outras empresas como Champion Papel e Celulose Ltda (atual International Paper) e Elektro, onde ocupou a posição de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Foi Diretor executivo de finanças e Business Transformations na Tetra Pak, Vice-Presidente de Finanças e Relações com Investidores da AES Brasil, acumulando também as funções de Diretor Financeiro Administrativo das subsidiárias dessa Companhia. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da IE Madeira e IE Garanhuns.