Gestão

Conselho de Administração

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Prazo do Mandato
Fábio Venturelli Conselheiro 19/07/2017 2 anos
Fernando de Castro Reinach Conselheiro Independente 19/07/2017 2 anos
Jaime José Stupiello Conselheiro 19/07/2017 2 anos
João Alberto Fernandez de Abreu Vice-Presidente do Conselho 19/07/2017 2 anos
Juscelino Oliveira de Sousa Conselheiro 19/07/2017 2 anos
Luis Roberto Pogetti Presidente do Conselho 19/07/2017 2 anos
Luiz de Mendonça Conselheiro Observador 19/07/2017 2 anos
Martus Antônio Rodrigues Tavares Conselheiro 19/07/2017 2 anos
Otávio Lage de Siqueira Filho Conselheiro Observador 19/07/2017 2 anos
Paulo Fernando da Silva Conselheiro Observador 19/07/2017 2 anos
Paulo Meneguetti Conselheiro 19/07/2017 2 anos
Pedro Wongtschowski Conselheiro Independente 19/07/2017 2 anos
Rui Chammas Conselheiro Independente 19/07/2017 2 anos
Sérgio Eduardo Weguelin Vieira Conselheiro 19/07/2017 2 anos

FABIO VENTURELLI - Graduado em Engenharia de Produção pela Politécnica, USP (1988), com MBA pela FIA/FEA (1991) e INSEAD em Fontainebleau, França (2000). Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de gestão corporativa, gerenciamento de negócios globais e gerenciamento comercial na indústria de produtos químicos e plásticos, em empresas nacionais e internacionais. Sua carreira foi construída na Dow Chemical, no período de 1989 a 2007, onde ocupou cargos no Brasil e nos Estados Unidos, entre eles o de Diretor Global de Negócios e Diretor Corporativo de Desenvolvimento Estratégico. Atualmente, é Presidente do Grupo São Martinho (São Martinho S.A, São Martinho Energia S.A, Companhia Bioenergética Santa Cruz 1, São Martinho Logística e Participações S.A., Vale do Piracicaba S.A., Nova Fronteira Bioenergia S.A., Usina Boa Vista S.A. e SMBJ Agroindustrial S.A. ), um dos maiores produtores de açúcar e etanol do país, e da Nova Fronteira Bioenergia S.A, em joint venture da São Martinho com a Petrobras Biocombustível S.A., que tem como principal objetivo ampliar a produção de etanol na região Centro-oeste, através da Usina Boa Vista S.A. e SMBJ Agroindustrial S.A.. Venturelli ainda atua nos Conselhos de Administração da SMA Indústria Química S.A (São Martinho & Amyris), da Vale do Mogi Empreendimentos Imobiliários S.A. (subsidiária integral do Grupo São Martinho), da Nova Fronteira Bioenergia S.A. e do Centro de Tecnologia Canavieira S.A.

FERNANDO DE CASTRO REINACH - Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP em 1978, é Ph.D pela Cornell University Medical College, de Nova Iorque, EUA, destacando-se por receber o prêmio de melhor tese de 1984; tem ainda pós-doutorado no Dr. A.R. MacLeod, Ludwig Inst. Cancer Res., Medical Research Council Centre, em Cambridge, na Inglaterra em 1986; e Mestrado em Histologia e Embriologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP em 1980. Sua formação acadêmica também se destaca pelas pós-graduações no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela University of New York, Downstate Medical Center, e no Dept. Cell Biology and Anatomy, pela Cornell University Medical College. Atuou como Livre Docente no Instituto de Química da USP, como Professor Titular no Departamento de Histologia e Embriologia, da USP e no Departamento de Bioquímica, também pela USP. Complementarmente atuou no Biotechnology Research Fellow, pela Rockfeller Foundation, EUA, de 1990 a 1997; e no Research Scholar of the Howard Hughes Medical Institute, de 1997 a 2001. Outros destaques em sua carreira incluem a atuação como Membro da Academia Brasileira de Ciências em 1998, como Secretário de Desenvolvimento Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia em 1999, Presidente da CTNBio - Comissão Técnica de Biossegurança em 1999 e a premiação como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2002. Em sua carreira executiva, foi Diretor Executivo da Votorantim Novos Negócios, no período de 2001 a 2010 e desde 2011 é Sócio e Diretor Executivo do Fundo Pitanga, empresa de venture capital. É membro do Conselho de Administração da TIVIT e da AMYRIS; no CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A é membro independente do Conselho de Administração desde março de 2015.

JAIME JOSÉ STUPIELLO - Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista de Jaboticabal - UNESP (1989), é especialista em solos pela ESALQ-USP e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Iniciou sua carreira profissional na Usina Guarani S/A em 1990, evoluindo para cargos de crescente complexidade como Gerente e Superintendente Agrícola até ocupar, a partir de 2006, a posição de Diretor Agrícola. É membro do CONSECANA e do Conselho de Administração do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A.

JOÃO ALBERTO FERNANDEZ DE ABREU - Diretor de Operações da Raízen e membro do conselho da Iogen Energy. É formado em Engenharia Mecânica e de Produção pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e possui MBA pela Fundação Dom Cabral. Ainda cursou Programa de Negócios na Universidade da Pensilvânia. João Alberto trabalhou por 18 anos na Shell, ocupando diversas posições no Varejo, no Brasil, Inglaterra e Argentina. No Incio da Raizen, atuava como diretor executivo Comercial e era membro do conselho da Petróleo Sabbá, afiliada da Raizen no norte do Brasil. Em 2012, tornou-se diretor de Bioenergia e Tecnologia do negócio de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen. Dois anos depois, assumiu a Diretoria executiva Agroindustrial. Foi responsável pelo desenvolvimento e implementação da primeira planta integrada de Etanol de Segunda Geração da Raízen. No CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A faz parte do Conselho Administrativo do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) desde março de 2017.

JUCELINO OLIVEIRA DE SOUSA - Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal da Bahia (1987), é também Economista pela Universidade Católica de Salvador (1988) e complementarmente concluiu o Programa de Gestão Avançada na Fundação Dom Cabral/Insead (2007) e pós-graduação em Marketing na Fundação Getulio Vargas (1997). Desde 2013 é Presidente da S.A. Usina Coruripe, tendo atuado em anteriormente em funções técnicas e executivas em importantes organizações, como Alesat Combustíveis S/A e Satélite Distribuidora de Petróleo S/A, Esso Brasileira de Petróleo S/A, Nitrofertil e Exxon Quimica S/A, bem como foi sócio-gestor da SAT Participações S/A. Atuou como membro do Conselho de Administração da Alesat Combustíveis S/A e da Transpedrosa S/A - Esso Brasileira de Petróleo S/A, no período de 2011 a 2012. No CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A é membro do Conselho de Administração desde 30/07/2013.

LUIS ROBERTO POGETTI - Formado em Administração de Empresas pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Mestre em Administração de Empresas e pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Pogetti construiu reconhecida carreira como executivo na área Financeira, e, atualmente, atua como Presidente dos Conselhos de Administração da COPERSUCAR S.A., da Eco-Energy Global Biofuels, LLC., da Alvean Sugar Intermediação e Agenciamento Ltda., da Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo e do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S.A.. Destaca-se, também, sua atuação como membro do Conselho Deliberativo da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo - ÚNICA, tendo sido eleito Presidente da ÚNICA em feveireiro de 2015; do Conselho de Administração da Lógum Logística S.A., da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Sincrotron - ABTLus e do Conselho Consultivo Internacional FDC - Fundação Dom Cabral.

LUIZ DE MENDONÇA - Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, realizou MBA no Insead/França. Com sólida carreira no segmento químico, destaca-se sua experiência de trabalho na França, China, Estados Unidos e Brasil pelo Grupo Rhodia/Rhône-Poulenc, onde assumiu a Diretoria Geral da Divisão de Química de Performance da Rhodia para o Brasil e América Latina e a Vice-Presidência da Rhodia EUA, com presença no Comitê Operacional do Grupo. Em 2002 ingressou na Braskem, assumindo a Vice-Presidência da Unidade de Negócios Poliolefinas, com responsabilidade de liderança das áreas de produção, inovação, tecnologia, marketing e comercialização. Em 2008, assumiu o Negócio de Petroquímicos Básicos e em 2009, como Vice-Presidente Executivo, foi designado responsável pela Unidade de Polímeros. A partir de 2010 assumiu a liderança empresarial da Quattor. Em março de 2011 foi nomeado CEO da Braskem América e Vice-Presidente da Unidade de Negócios Internacionais. Desde janeiro 2012 é Diretor Presidente da Odebrecht Agroindustrial. No CTC atua como membro do Conselho de Administração desde julho de 2013.

MARTUS ANTÔNIO RODRIGUES TAVARES - Formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará em 1979, é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo, tem sólida experiência em gestão, atuando na iniciativa privada e pública. Foi Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão no período de 1999 a 2002 e ocupou outros cargos nos Ministérios da Fazenda e do Planejamento. Foi CEO na BR Vias S/A e há 5 anos é Vice-Presidente de Assuntos Corporativos da Bunge Brasil. Destaca-se, ainda, sua atuação como Vice-Presidente da FIESP e membro do Conselho de Administração de várias empresas, como BNDES, SABESP, CESP, SADIA e do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A, desde janeiro de 2015.É autor de vários artigos publicados em jornais de circulação nacional e coautor de dois livros na área de Economia

OTAVIO LAGE DE SIQUEIRA FILHO - Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, Otávio Lage participou de todo o processo de fundação da Jalles Machado. É Diretor-Presidente da empresa desde a sua criação, ausentando-se do cargo de 2000 a 2008 para atuar como Prefeito de Goianésia - GO. Seu modelo de gestão pública foi considerado referência e fez com que a cidade ocupasse lugar de destaque entre os municípios brasileiros que mais se desenvolveram no período. Também é referência pela Política de Gestão Integrada que implantou na Jalles Machado, levando a empresa a se tornar referência no setor sucroenergético e a alcançar reconhecimento internacional. Com forte atuação nas entidades representativas do setor industrial, é presidente do Conselho Deliberativo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), Diretor da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Conselheiro da Fundação Abrinq e membro do Conselho de Administração do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A desde julho de 2013.

PAULO FERNANDO DA SILVA - Graduado em Ciências Contábeis pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas (1999), tem Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria e Perícia Contábil, e em Finanças Corporativas e MBA Executivo, pela COPPEAD/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Gerente ACE/DEGEP no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES - Rio de Janeiro - RJ desde abril/2008 e anteriormente atuou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ - Rio de Janeiro - RJ e no Sindicato de Especialistas em Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo - São Paulo - SP. Foi membro titular no Conselho de Administração, de 2013 a 2014, na Vale Soluções em Energia S.A. Atua como membro titular no Conselho de Administração desde julho/2014 na Amata S.A e, como observador do Conselho de Administração do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A desde setembro de 2014.

PAULO MENEGUETTI - Graduado em Engenheiro Civil pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ em dezembro de 1979, o Sr. Paulo possui mais de 30 anos de atuação na Usina Santa Terezinha, tendo ocupado o cargo de Diretor de Suprimentos de 01/01/1983 a 31/07/1994; de Diretor Administrativo e Financeiro de 01/08/1994 a 01/01//2009; e desde de 01/01/2009, ocupa o cargo de Diretor Financeiro e de Suprimentos. Adicionalmente, atua, desde agosto de 1994, como membro do Conselho Administrativo Usina de Açúcar Santa Terezinha Ltda. Ocupa ainda, atualmente, os cargos de Diretor da Santa Terezinha Participações S/A; Diretor Presidente da PASA - Paraná Operações Portuárias S/A; Diretor Presidente da Álcool do Paraná Terminais Portuários S/A; Diretor Presidente da CPLLOG; Diretor Presidente da JL Participações e Comércio Agropastoril S/A; Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná; e Coordenador da FIEP na região noroeste do paraná.

PEDRO WONGTSCHOWSKI - Graduado em Engenharia Química, é Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desenvolveu sua carreira profissional nas empresas ULTRAPAR Participações S/A, atuando como Presidente de 2007 a 2012; na Oxiteno S/A, na posição de Diretor Superintendente, de 1992 a 2006; e anteriormente na PROMON Engenharia. É Pesquisador Associado do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP, desde 2012. É, ainda, Presidente dos Conselhos de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais — CNPEM, do Conselho de Administração da EMBRAPII e do Conselho Superior da ANPEI - Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras. Participa, também, como Conselheiro do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial - IEDI, como membro do Conselho de Administração do CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, do Conselho Superior de Economia e do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP, do Comitê Gestor da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI-CNI), do Conselho Diretor do Centro Industrial do Rio de Janeiro - CIRJ, do Conselho Deliberativo do CIETEC - Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, do Conselho Consultivo da Anjos do Brasil, do Conselho Superior da Associação Brasileira de Engenharia Química, do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL) e do Conselho de Administração das empresas ULTRAPAR Participações S.A., EMBRAER S.A., Nitro Química S.A. e membro independente do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A. Também responde pela Vice-presidência do Conselho Deliberativo da Associação Fundo Patrimonial Amigos da Poli.

RUI CHAMMAS - Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, possui pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas - FGV e participou de programas de extensão na Sloan School of the Massachusetts Institute of Technology - MIT e na International Institute for Management Development. Com longa carreira na Braskem, ocupou várias posições executivas desde 2002, atuando como Diretor Comercial, Diretor de Negócios, Vice-Presidente da unidade de Polímeros e Vice-Presidente da unidade de Petroquímicos Básicos. É seu Diretor Presidente desde de novembro de 2013. Durante 13 anos anteriores ocupou várias posições executivas no grupo Rhodia, com atividades desenvolvidas no Brasil e na França. Atua como observador do Conselho de Administração do CTC desde janeiro de 2015.

SÉRGIO EDUARDO WEGUELIN VIEIRA - Atuou por 4 anos, iniciando em 2009, como superintende do BNDES, após atuou por 2 anos no BRZ Investimentos e em 2015 foi Diretor de Investimentos da Fapes BNDES. Atualmente é sócio na MAKER INVESTIMENTOS CRIATIVOS LTDA.

Diretoria Executiva

Membros da Diretoria Executiva Cargo Data de Eleição Prazo do Mandato
José Gustavo Teixeira Leite Diretor Presidente e
de Relações com Investidores
19/07/2017 2 anos
Viler Corrêa Janeiro Diretor 19/07/2017 2 anos
William Lee Burnquist Diretor 19/07/2017 2 anos

JOSÉ GUSTAVO TEIXEIRA LEITE - Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 1984, concluiu, em 1994, pela Kellogg School of Business Northwestern University, o Execuive Development Programe. Em 1998, pela mesma Universidade, concluiu o pós-MBA em Advanced Executive Program. É Presidente do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira, desde 2011. Exerceu, anteriormente, as presidências da Monsanto do Brasil, Monsanto Canada, Sociedade Israelita Albert Einstein e Avanti Gestão de Recursos Financeiros, além de diversas posições de crescente responsabilidade em companhias como Phillipp Morris e Michelin, na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Brasil. Atua ainda como membro do Conselho de Administração da GPC Química, tendo participado, também, dos Conselhos de Administração da Limagrain Canada Seeds, Canada Crop Protection Institute, Sociedade Israelita Albert Einstein, MDM Brasil, Fosbrasil e Avanti Gestão de Recursos Financeiros.

VILER CORRÊA JANEIRO - Graduado em Engenharia Química pela Universidade de Campinas - Unicamp (1990) concluiu o curso de Especialização em Engenharia da Qualidade Industrial em 1992, também pela Unicamp, e MBA Empresarial em 2010 pela Fundação Dom Cabral. Com carreira de sucesso, ocupou cargos de sucessiva relevância no Grupo Rhodia, onde iniciou como Engenheiro Assistente de Produção na Rhodiaco Chemical Ind,; posteriormente foi Assessor de Qualidade Assegurada na Rhodia Brasil, Engenheiro de Processo na Rhodia Ásia Pacífico, Engenheiro de Produção na Rhodia Silices, Coordenador de Processos na Rhodia Brasil, Coordenador Industrial na Rhodia Silices, de 2000 a 2001, Asset Manager na Rhodia Silica Systems América Latina, Gerente Comercial Sênior de Exportação na Rhodia, Diretor de Mercado na Rhodia Operations, Diretor de Negócios da Rhodia/Solvay e Vice-Presidente Sênior da Rhodia/Solvay. Desde dezembro de 2014 é Diretor de Negócios de Etanol Celulósico do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A.

WILLIAM LEE BURNQUIST - Formado em Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ / USP em 1977, é Mestre em Ciências (MSc) em Genética e Melhoramento de Planta, também pela ESALQ USP e PhD em Plant Breeding and Biometry pela Cornell University, EUA; possui MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, concluído em 2004. Com carreira profissional desenvolvida quase integralmente no CTC, William teve participação ativa no desenvolvimento e liberação comercial de variedades de cana-de-açúcar produzidas pelo Centro de Tecnologia Copersucar e, subsequentemente, das variedades produzidas pelo Centro de Tecnologia Canavieira. Foi idealizador do programa de biologia molecular de cana-de- açúcar no CTC, participou da coordenação do programa SUCEST, importante programa genoma da cana-de-açúcar da FAPESP e COPERSUCAR. Participou, também, no estabelecimento do Consórcio Internacional de Biotecnologia de Cana-de-açúcar, entidade que congrega 17 instituições de pesquisa de cana-de-açúcar em 14 países, que tem financiado projetos nas Universidades de Cornell, Texas A&m, Clemson, University of Geórgia, Southern Cross University , entre outras. Participa desde 1993 do International Society of Sugarcane Technologists como membro e atualmente é membro da executiva do ISSCT (mandato 2013 - 2016). Participou em consultorias internacionais para avaliar os programas de pesquisa no Centro de Investigação de Cana de Colômbia (CENICAÑA); Bureau of Sugar Cane Experiment Stations (BSES); South African Sugar; Research Institution (SASRI) e Mauritius Sugar Industry Research Institute (MSIRI). Diretor de Negócios do CTC, desde novembro de 2012, atuou anteriormente como Gerente de Desenvolvimento Estratégico, de 2007 a 2012, como Coordenador de Tecnologia, de 2004 a 2007 e no Centro de Tecnologia Copersucar, de 1980 a 2004, em funções técnicas e de liderança de crescente complexidade. Presidiu e coordenou diversos Conselhos, Comissões e Consultorias no setor de tecnologia de cana-de-açúcar.